Site destinado a apresentação e divulgação dos trabalhos realizados no curso “Tecnologias na Educação:ensinando e aprendendo com as TIC (100h)" e da pós graduação em Tecnologias na Educação (PUC-RJ)
** Cristiane Marcelino **
Mesquita, RJ, Brazil
Professora de Informática Educativa do Colégio Pedro II, ex Mediadora Tecnológica pela SEE-RJ (NTERJ12), ex tutora a distancia da disciplina Informática na Educação (Pedagogia/UERJ). Mestre em Educação( UERJ/PROPED).Membro do Grupo de Pesquisa Docência na Cibercultura (GPDOC).
O ponto alto da atividade é o momento em que os participantes brincam de "Dança dos slides" onde cada aluno inicia a frase "Ética na pesquisa é..." e ao sinal do professor passa para outro computador na intenção de completar a frase do colega. Confira nos vídeos abaixo:
Sempre fiz passeios pela wikipédia, mas depois da oficina com o profo Flávio (nosso técnico multiplicador) comecei a estar mais atenta para as possibildades desse recurso. A pesquisa, a escrita, o embasamento foram pontos que fizeram com eu percebesse que se não houver um cuidado com esses detalhes, o artigo não terá nenhum crédito. Pensar que meus alunos podem construir com o tempo textos acadêmicos sobre assuntos que os interessem e que eu de forma assíncrona e outras pessoas podem contribuir para isso é maravilhoso.
Atividade 2.9 B. Vagueando pelo Wikicionário
Nunca havia para parado para pensar em que poderia utilizar esse dicionário. Minha maior preocupação era com a veracidade das informações já que posta-se o que se quer. Agora sei que não é bem assim. Existem formas de filtrar informações e saber se são boas ou ruins. O Wikdicionário abre precendentes para expressões que em alguns dicionários comuns não encontramos. Gostei.
Sou uma professora sempre em busca do novo, criativo e instigante. Tenho facilidade em elaborar projetos e acredito que isso é resultado de estudos constantes. Estudos em minha área matemática, estudos em novas tecnologias, tendências pedagógicas, exemplos de práticas e teorias etc.
Busco estar atenta aos gostos, vontades e aptidões de meus alunos e tento tirar proveito disso em meus planejamentos. Aprendo muito com os meus alunos e fico satisfeita quando isso ocorre. É sinal de que dou espaço para manifestem suas opiniões e contribuam de alguma forma para todo o processo de ensino aprendizagem.
Atividade 1.2.Registrando a própria reflexão
Lendo os textos e as reflexões do material didático não me vejo hoje como quem se “assusta com o novo”. Busco o novo, quero sempre inovar. O novo me fascina. Prova disso é que estando em um curso de Novas Tecnologias para o ensino da matemática, minha área na qual poderia me sentir mais confortável, optei em trancar e iniciar um curso de Designer Instrucional, algo novo e atualíssimo no mercado de trabalho. E para me sentir segura em todos os espaços novos que venho frequentando, a formação continuada é imprescindível. Cursos de Educação à distância têm me proporcionado maior autonomia: busco a informação, procuro entendê-la e já planejo de que maneira poderei utilizá-la, de que maneira poderei reproduzir este conhecimento.
Atividade 1.6.Olhando para uma prática do Professor com o uso da tecnologia
Sempre que pensamos em tecnologia associamos a algo que necessita de energia, ligado a tomada ou a bateria e que tenha saído recentemente para consumo. Exemplo disso: computador (PC), notebook, celular, palms, mps etc. Esquecemos que tecnologia vai muito além disso. Tecnologia anda em paralelo com inovação, como o novo. Porém o novo, fica velho um dia. O que não pode envelhecer são as possibilidades de uso da tecnologia, seja ela qual for,. O lápis é uma tecnologia, não tão avançada quanto um dia já foi, mas éa uma tecnologia. Assim como a máquina de escrever, o retroprojetor, o mimiógrafo, o datashow, o livro, o caderno, a televisão, DVD e video cassete. O importante é que o recurso esteja em a serviço da aprendizagem, de forma clara, objetiva e planejada.
Atividade 1.7. Pesquisando sobre o trabalho por projeto