04 de janeiro de 2016
Etapa 1 do trabalho: Pesquisar fontes de informação
No final de 2015 participei de duas reuniões de grupos de trabalho que discutiram sobre assuntos que me ajudam a justificar a escolha do tema proposto como pesquisa: Proposta para disciplinas de IED um curso de Web Design.
Na primeiro Gt nos debruçamos sobre a escrita de atos de currículo que pudessem delinear possíveis habilidades e competências a serem desenvolvidas por nossos alunos deixando claro que a disciplina informática educativa não se encerra em currículos engessados ou planos de curso já que trabalha sob à perspectiva de projetos, portanto, de forma aberta e em parceria com as demais disciplinas. No segundo Gt discutimos sobre o perfil dos cursos de formação para professores de Informática Educativa e o fato da transversalidade de nossa disciplina dar brechas a outros departamentos de criarem eventos, grupos de estudos, captarem recursos e produzirem academicamente trabalhos relacionados às tecnologias.
Ambos os Gts, de alguma forma, me apontaram para a emergência de uma identidade da disciplina que, ao meu ver, deve partir para movimentos que visem a pesquisa não só de tutoriais e softwares mas a de usos mais autorais e colaborativos, por parte dos professores e alunos, lançando mão de recursos em Web 2.0 assim como a formação dos professores em Educação on line utilizando ambientes virtuais de aprendizagem e dispositivos móveis.
Por isso vejo que propor algo para uma disciplina de Informática Educativa num curso de Web Design pode contribuir para que ambientes virtuais sejam pensandos levando-se em conta os princípios de autoria e colaboração para que professores em formação possam na prática ampliarem seus usos e assim potencializarem suas práticas pedagógicas.
O primeiro passo é pesquisar quais os cursos de Web design são oferecidos no Rio de Janeiro e como abordam a informática educativa em seus planos de curso.
05 e 07 de janeiro de 2016
Análise dos cursos encontrados e elaboração de tabela
Navegando pelos links encontrei cursos de Instituições de renome como o Senac que se apresentavam de maneira superficial , isto é, não sem disponibilização de ementa com número de horas e objetivos de cada disciplina.
Escolhi quatro instituições: SENAC, Microcamp, PUC e Senai colocando os três primeiros em uma tabela e apresentando aqui o organograma do Senai que aponta para as possibilidades de formação de acordo com as escolhas do aluno.
SENAI
Analisando a tabela e o organograma é notório que os cursos são muito similares e que não apresentam nenhuma disciplina que tenha como foco discutir a informática na educação, algo que será inovador no curso proposto pelo Colégio Pedro II.
Escolhi quatro instituições: SENAC, Microcamp, PUC e Senai colocando os três primeiros em uma tabela e apresentando aqui o organograma do Senai que aponta para as possibilidades de formação de acordo com as escolhas do aluno.
Cursos
|
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Web Designer
SENAC
200 Horas
|
Web Designer
Microcamp
|
Webdesign
PUC
369 hs
(Pós-Graduação
|
ü Adobe Dreamweaver
ü Adobe Photoshop
ü Adobe Flash,
ü iQquery,
ü SEO,
ü Wordpress e Web Standards (xHTML, CSS, Tableless e
Acessibilidade
|
ü Adobe
Flash
ü Banco
de Dados MySQL
ü CSS3
ü Dreamweaver
ü HTML5
ü Illustrator CS6
ü JavaScript
ü Jquery
ü Photoshop,
CC,
ü PHP
ü SEO
ü Técnicas
de SEO
|
Tópicos em Design
Aula Inaugural Projeto 1 Projeto 2 Seminários de pesquisa Tópicos em Webdesign Aspectos interdisciplinares Arquitetura da informação e Usabilidade Acessibilidade Fotografia digital Áudio e vídeo Produção, publicação e gerenciamento Programação Conceitos de programação XHTML Folhas de estilo - CSS Flash: Ilustração e animação Flash: Introdução ao Action Script Javascript Banco de dados e páginas dinâmicas Representação 3D para a Web Dispositivos móveis Assuntos Correlatos Direito do autor |
SENAI
Analisando a tabela e o organograma é notório que os cursos são muito similares e que não apresentam nenhuma disciplina que tenha como foco discutir a informática na educação, algo que será inovador no curso proposto pelo Colégio Pedro II.
Se a proposta do
curso de Web Design do Pedro II é a de incluir a informática na educação como
disciplina, há de se discutir de que forma sites podem potencializar o processo
educacional.
Pensando nisso, olhando para minha prática e minha pesquisa de Mestrado (ver capítulo 3), tenho algumas propostas
de discussões e atividades que talvez
possam contribuir.
11 a 26 de janeiro de 2016
Elaboração de propostas
A partir da proposta de reestruturação da disciplina informática educativa (2ª reunião de coordenadores pedagógicos de IED - 2014), destaco alguns pontos que julgo serem necessários serem apresentados no curso levando-se em conta que o público alvo é de alunos do Ensino Médio e Pós graduação, não necessariamente ligados à educação.
Proposta de Reestruturação Informática Educativa 2014
1) Discutir Cibercultura e Educação - apresentar as características fundantes da cibercultura, buscando o debate que os leve a compreender o contexto em que estamos inseridos (Cultura do Digital em rede e mobilidade) e seus impactos sobre a educação.
Sugestões de material para debate: Cibercultura: o que muda na educação (TV Escola)
Com destaque para os vídeos que falam especificamente dos tópicos EAD. Acesssibilidade, e formação de professores
Vídeos complementares: Web 2.0 e Web 2.0: a máquina somos nós.
Os vídeos complementares são para que os alunos utilizem, conheçam e experimentem interfaces em Web 2.0 que já vem sendo utilizadas por professores por serem de fácil manipulação e que no final da disciplina apresentem algum projeto de melhoria de alguma interface ou proponham algo inovador.
Para essa atividade de debate proponho o uso do site PRAL, um blog e um site para criação de fóruns (ex.: http://www.forumeiros.com/).
O objetivo é discutir os conteúdos dos vídeos em diferentes interfaces e pensar quel foi a mais potente e atrativa para o professor como conteudista e/ou para o aluno como aprendiz. Práticas dos Mediadores Tecnológicas do NTE RJ12 Textos: Uso de aplicativos como ferramentas pedagógicas Exemplo de aplicativo: http://galeria.fabricadeaplicativos.com.br/foconofuturo Tutorial: http://pt.slideshare.net/claudiadutra/criando-um-aplicativo-para-celular 3) E-acessibilidade - levar os alunos a pensarem em interfaces que sejam e-acessíveis Texto: e-Acessibilidade: desafios para Educação, Como testar acessibilidade em websites Proposta: Realizar os testes de acessibilidade em interfaces conhecidas como Wix (elaboração de sites), Moodle de alguma instituição etc. 4) Interfaces Web 2.0 e conexão com as redes sociais - usar interfaces que utilizam redes sociais conhecidas Proposta: criar uma Revista on line para divulgação do curso utilizando o site ou aplicativo Livestream Exemplos: Produção de uma Webconferência, Webconferência sobre vídeo animação |