Proposta para as disciplinas de IED num curso de Web-Design (Diário de Campo)

   04 de janeiro de 2016
Etapa 1 do trabalho: Pesquisar fontes de informação


No final de  2015 participei de duas reuniões de grupos de trabalho que discutiram sobre assuntos que me ajudam a justificar a escolha do tema proposto como pesquisa: Proposta para disciplinas de IED um curso de Web Design.
Na primeiro Gt nos debruçamos sobre a escrita de atos de currículo que pudessem delinear possíveis habilidades e competências a serem desenvolvidas por nossos alunos deixando claro que a disciplina informática educativa não se encerra em currículos engessados ou planos de curso já que trabalha sob à perspectiva de projetos, portanto, de forma aberta e em parceria com as demais disciplinas. No segundo Gt discutimos sobre o perfil dos cursos de formação para professores de  Informática Educativa e o fato da transversalidade de nossa disciplina dar brechas a outros departamentos de criarem eventos, grupos de estudos, captarem recursos e produzirem academicamente  trabalhos relacionados às tecnologias.
Ambos os Gts, de alguma forma, me apontaram para a emergência de uma identidade da disciplina que, ao meu ver, deve partir para movimentos que visem a pesquisa não só de tutoriais e softwares mas a de usos mais  autorais e colaborativos, por parte dos professores e alunos, lançando mão de recursos em Web 2.0 assim como a formação dos professores em Educação on line utilizando ambientes virtuais de aprendizagem e dispositivos móveis.
Por isso vejo que propor algo para uma disciplina  de Informática Educativa num curso de Web Design pode contribuir para que ambientes virtuais sejam pensandos levando-se em conta os princípios de autoria e colaboração para que professores em formação possam na prática ampliarem seus usos e assim potencializarem suas práticas pedagógicas.
O primeiro passo é pesquisar quais os cursos de Web design são oferecidos no Rio de Janeiro e como abordam a informática educativa em seus planos de curso.


05 e 07 de janeiro de 2016

Análise dos cursos encontrados e elaboração de tabela


Navegando pelos links encontrei cursos de Instituições  de renome como o Senac que se   apresentavam de maneira superficial , isto é, não sem disponibilização de  ementa com número de horas e objetivos  de cada disciplina.
 Escolhi quatro instituições: SENAC, Microcamp, PUC e Senai colocando os três primeiros em uma tabela e apresentando aqui o organograma do Senai que aponta para as possibilidades de formação de acordo com as escolhas do aluno.

Cursos
Web Designer
SENAC

200 Horas

Web Designer 
Microcamp

     Webdesign

PUC

369 hs

(Pós-Graduação


ü  Adobe Dreamweaver

ü  Adobe Photoshop
ü  Adobe Flash,

ü  iQquery,

ü  SEO,

ü Wordpress e Web Standards (xHTML, CSS, Tableless e Acessibilidade
ü  Adobe Flash
ü  Banco de Dados MySQL
ü  CSS3
ü  Dreamweaver
ü  HTML5
ü  Illustrator CS6
ü  JavaScript
ü  Jquery
ü  Photoshop, CC,
ü  PHP
ü  SEO
ü  Técnicas de SEO

     Tópicos em Design
Aula Inaugural
Projeto 1
Projeto 2 
Seminários de pesquisa

Tópicos em Webdesign
Aspectos interdisciplinares
Arquitetura da informação e Usabilidade 
Acessibilidade 
Fotografia digital 
Áudio e vídeo 
Produção, publicação e gerenciamento

Programação
 
Conceitos de programação
XHTML 
Folhas de estilo - CSS 
Flash: Ilustração e animação 
Flash: Introdução ao Action Script 
Javascript 
Banco de dados e páginas dinâmicas 
Representação 3D para a Web 
Dispositivos móveis

Assuntos Correlatos
Direito do autor



SENAI






Analisando a tabela e o organograma é notório que os cursos são muito similares e que não apresentam nenhuma disciplina que tenha como foco discutir a informática na educação, algo que será inovador no curso proposto pelo Colégio Pedro II.

Se a proposta  do curso de Web Design do Pedro II é a de incluir a informática na educação como disciplina, há de se discutir de que forma sites podem potencializar o processo educacional.

Pensando nisso, olhando para minha prática e minha pesquisa  de Mestrado (ver capítulo 3), tenho algumas propostas de discussões e atividades que  talvez possam contribuir.



11  a 26 de janeiro de 2016


Elaboração de propostas


A partir da proposta de reestruturação da disciplina informática educativa (2ª reunião de coordenadores pedagógicos de IED - 2014), destaco alguns pontos que julgo serem necessários serem apresentados no curso levando-se em conta que o público alvo é de alunos do Ensino Médio e Pós graduação, não necessariamente ligados à educação.


Proposta de Reestruturação  Informática Educativa 2014




1) Discutir Cibercultura e Educação - apresentar as características fundantes da cibercultura, buscando o debate que os leve a compreender o contexto em que estamos inseridos (Cultura do Digital em rede e mobilidade) e seus impactos sobre a educação. 
Sugestões de material para debate: Cibercultura: o que muda na educação (TV Escola)

Com destaque para os vídeos que falam especificamente dos tópicos EAD. Acesssibilidade, e formação de professores

Vídeos complementares: Web 2.0 e Web 2.0: a máquina somos nós.

Os vídeos complementares são para que os alunos utilizem, conheçam e experimentem interfaces em Web 2.0 que já vem sendo utilizadas por professores por serem de fácil manipulação e que no final da disciplina apresentem algum projeto de melhoria de alguma interface ou proponham algo inovador.

Para essa atividade de debate proponho o uso do site PRAL,  um blog e um site para criação de fóruns (ex.: http://www.forumeiros.com/).
O objetivo é discutir os conteúdos dos vídeos em diferentes interfaces e pensar quel foi a mais potente e atrativa para o professor como conteudista e/ou para o aluno como aprendiz.




2) Uso de Dispositivos Móveis - o que os professores vem produzindo - experimentar/conhecer a interface da Fábrica de Aplicativos criando algum aplicativo para uso em dispositivo móvel. Conhecer o que os professores estão produzindo


Práticas dos Mediadores Tecnológicas do NTE RJ12

Textos: Uso de aplicativos como ferramentas pedagógicas

Exemplo de aplicativo: http://galeria.fabricadeaplicativos.com.br/foconofuturo

Tutorial: http://pt.slideshare.net/claudiadutra/criando-um-aplicativo-para-celular




3)  E-acessibilidade - levar os alunos a pensarem em  interfaces que sejam e-acessíveis


Texto: e-Acessibilidade: desafios para Educação, Como testar acessibilidade em websites

Proposta: Realizar os testes de acessibilidade em interfaces conhecidas como Wix (elaboração de sites), Moodle de alguma instituição etc.


4) Interfaces Web 2.0 e conexão com as redes sociais - usar interfaces que utilizam redes sociais conhecidas

Proposta: criar uma Revista on line para divulgação do curso utilizando o site ou aplicativo Livestream

Exemplos: Produção de uma Webconferência, Webconferência sobre vídeo animação